Dicas de como decorar de forma linda e aconchegante uma sala pequena.


Em projetos que vemos em sites e portais de decorações de casas e apartamentos, um quarto com menos de 10 m2 ou uma sala com menos de 15 a 20 m2 é considerada pequena. Numerosas revistas dedicadas ao design de interiores, muitas vezes também desencorajam os leitores com tais “padrões”, enquanto muitos ainda vivem em pequenos apartamentos com quartos menores que 10m2 e salas de menos de 15 m2, e os consideram normais. E mesmo que não o considerem, ainda precisam viver exatamente nessas condições.

Muitos irão lhe falar: se não há espaço suficiente, então você precisa mudar alguma coisa. Ou você muda de apartamento - Opção para a maioria dos irrealistas de plantão.

Então vale a pena apostar no campo do design de interiores para que a sua pequena sala fique linda e aconchegante . As regras são bem simples:

Cor: uma paleta grande para uma pequena sala

Ótimo para uma pequena sala é uma combinação de duas ou três cores. A primeira cor (a mais clara) é chamada de cor base. Este é o tom principal das paredes, teto. Não precisa ser branco. Para uma sala bem iluminada, tons pastéis frios são adequados . Para uma sala escura, é melhor escolher tons quentes e neutros.

Atenção ! Algumas cores têm tons frios e neutros ou quentes e neutros. Juntos não podem. Por exemplo, é impossível pintar uma parede com uma esmeralda clara (neutra fria) e outra com uma cor de ervilha (neutra quente). O mesmo princípio de cor também se aplica ao escolher a cor de todos os outros elementos, móveis e tecidos.

A segunda cor é opcional. Isso pode ser um tom mais claro do plano de fundo básico ou uma cor moderadamente contrastante. Essa tinta pode ser pintada em uma das paredes ou em parte dela. Vai ficar bem com o mobiliário e outros detalhes significativos da sala. Cor adicional serve para dar profundidade à sala e sombrear a base nos detalhes principais. A diferença de tons torna o espaço volumoso.

A terceira cor é a mais brilhante e que se reflete em pequenos detalhes como: vasos , quadros de fotos ou pinturas, tapetes e outros objetos decorativos. Como regra geral, esses são toques secundários na imagem completa do interior (sala), agradando os olhos, mas sem chamar muita atenção para estes itens.

Jogos de luz:

O que pode ser feito para ampliar visualmente o espaço da sala com a ajuda da luz?

Se você tem janelas grandes, aproveite a iluminação natural . Se você tem espaço e profundidade, coloque um nicho na forma de uma poltrona macia próxima ao peitoril da janela - uma excelente ideia para uma sala de estar compacta;

Use um espelho : se você fixa-lo em frente a uma janela ou porta de correr, a quantidade de luz dobrará, se não puder colocar espelho, use prateleiras ou portas do rack espelhados que também criarão uma boa ilusão espacial;

Iluminação zonal: uma batalha para quem não tem conhecimento é posicionar lustres grandes e volumosos no meio de uma sala. Escolha o centro de sua sala tomando como base o seu sofá ou poltronas;

Se você escolher instalar uma luminária em trilho em um espaço de sua sala este não só emitirá uma área particular com luz, como visualmente aumentará toda a sala - isso também pode ser usado;

Móveis e objetos de vidro: dependendo do propósito funcional de uma pequena sala, as portas de madeira tradicionais (que não seja a principal) podem ser substituídas por portas de vidro.

Teto:

É inaceitável em uma pequena sala fazer um teto multicor ou pintá-lo em cores escuras que absorvem a luz. O recomendável é que o teto tenha uma superfície lisa de cor branca.

Mobiliário:

Para evitar reduzir o espaço que já é pequeno devido ao mobiliário selecionado incorretamente, você precisa seguir algumas regras simples.

1) Meça sete vezes - Antes de ir à loja de móveis, meça cuidadosamente a sala, o espaço livre nela, calcule e pense sobre onde o móvel ou estofado ficará. O mobiliário da loja não parece tão grande como no apartamento, por isso é fácil ser seduzido a comprar a coisa errada. É como uma árvore de Natal: na loja parece pequena e no apartamento - você não vai se locomover.

2) Sofá com multifuncionalidade - Uma opção indispensável para uma pequena sala - móveis funcionais. O sofá que é convertido em cama ou que tenha baú para guardar objetos.

Se algo é difícil de encontrar na loja, então você pode fazer sob encomenda. Pode até ser mais caro, mas acredite, você apreciará a conveniência de tal mobília.

3) Simplicidade: O mobiliário deve ser o mais simples possível (mas não necessariamente de baixa qualidade). Um sofá ou cadeiras podem ser contrastados, mas não tanto quanto atrair toda a atenção para si. Em qualquer caso, móveis brilhantes são melhor colocados nas profundezas da sala, longe da entrada.

Têxteis: suavizando o interior

Elementos têxteis no interior de uma pequena sala podem ajudar a torná-lo mais confortável. Aqui o principal elemento é a moderação e mínimo de ornamentos Dê preferência a cortinas retas, fluidas, translúcidas, sem laços, sem fitas e sem decorações "palacianas".

Tapetes em uma pequena sala: Use um pequeno tapete elegante, com textura e design, e que harmoniosamente combine com o interior global, pode ser um verdadeiro destaque de uma pequena sala. Se a sala é estreita, então você pode pegar um tapete listrado e colocá-lo em tiras perpendiculares à parede longa. Isso expandirá visualmente a sala.

Idéias para decoração da sala:

Você pode criar a ilusão de um grande espaço com a ajuda de paisagens que pareçam distantes ou papéis de parede.

Se não houver janelas suficientes na mini-sala, uma ideia original e criativa pode ser a pintura na parede na forma de uma janela chique com vista para o mar ou para uma floresta, por exemplo. Essa técnica é uma espécie de manobra perturbadora da inconveniência e do desconforto em uma sala estreita. Uma paisagem fascinante na parede pode transformar uma pequena sala em uma ambiente desejável de ficar e relaxar.

Sendo o coração de qualquer casa, a sala precisa de uma abordagem especial para criar uma composição interior. Este é um lugar comum, a atmosfera da sala deve ser confortável para cada membro da família. Para conseguir isso, você deve colocar em prática as regras das belas idéias de sala de estar.

Seguindo estas regras simples, a sua sala compacta se tornará o local favorito para relaxar e reunir os amigos e familiares.

Veja abaixo um dos projetos realizado pela nossa equipe:


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

NOSSO ESCRITÓRIO:

NOSSOS CONTATOS

 

WHATSSAPP : (21) 97413-7176

RIO DE JANEIRO : (21) 2391-9407

SÃO PAULO : (11) 93415-9077

© 2015 Proibida a cópia total ou parcial deste site