O que você precisa saber sobre antopometria e ergonomia no design de interiores.

Neste artigo você saberá o que é antopometria e ergonomia. Primeiro, antopometria é a junção de antro(homem) + metro(medida). A antopometria é o estudo das relações espaciais existentes entre o corpo humano e o espaço que ele ocupa. É o estudo que relaciona as medidas do corpo com o espaço em que se realiza atividades diversas nas mais variadas posições. Como exemplo: a cozinha


Na antopometria todos os que pretendem dominar o projeto e a construção do design e da decoração devem adquirir a noção de escala e as proporções daquilo que se quer projetar: móveis, salas, edifícios (no caso da construção civil), entre outros.


Só obtemos uma idéia mais correta da escala de qualquer coisa quando vemos junto dela um ser humano ou uma imagem que represente as suas dimensões. Para entender mais leia os livros de Neufert que traz muitas referência sobre a antopometria e a ergonomia. (pia na altura do seu indivíduo para o seu conforto). Outro exemplo é a altura padrão das portas que é de 2,10M ( padrão por ser mais usada e mais barata). No caso da largura (80cm e 90cm), a porta maior tem que ser da sala que é por onde passam os móveis grandes.

E quando é necessário trabalhar na empresa ou em casa na posição "em pé"? Para um trabalho que não requeira muito movimento, é aconselhável o apoio dos cotovelos, já que a musculatura do tronco ficará aliviada desta forma. A altura adequada do lugar de apoio está entre 5 a 10cm abaixo da altura do cotovelo.

Ergonomia

É a adaptação do ambiente ao ser humano.


O primeiro passo na criação de um design de interiores ergonômico é garantir que você tenha espaço suficiente para acomodar suas necessidades. A ergonomia se faz necessária se você está em um espaço apertado e lotado, sente-se desconfortável e é difícil trabalhar ou relaxar, conforme o caso. Por exemplo, ao projetar um espaço de escritório, você deve garantir que haja espaço suficiente para todo o equipamento e para que a equipe trabalhe confortavelmente.


Em uma casa residencial, você precisa de espaço suficiente para se movimentar livremente, de mobília suficiente para se sentir confortável e ter espaço de armazenamento adequado. Caso contrário, tudo começará a parecer confuso e, em pouco tempo, você começará a se sentir desconfortável e muito infeliz com o design de seu ambiente.


Somos especializados em planejamento e implementação do design de interiores do seu ambiente, aqui na Clique Decor e Design o seu projeto receberá atenção especial de nossos designers e decoradores profissionais. Nossos especialistas têm anos de experiência trabalhando com ambientes residenciais e comerciais. Estamos aqui para ajudar. Entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo a criar o design de interiores perfeito, usando princípios ergonômicos.


Faça seu contato conosco através do Whatsapp: 21 97413 7176


Conheça abaixo alguns projetos de decoração:



Dicas de decoração:


1) Utilize em sua varanda, quintal, pátio ou area de psicina moveis de fibra sintética que resistem à ação do tempo.


2) Em varandas você pode usar cortinas de vidro compostas de faixas verticais que correm sobre um trilho.



3) No caso de luminárias, dê preferência ao alumínio ou ao aço, tem mais durabilidade.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

NOSSO ESCRITÓRIO:

NOSSOS CONTATOS

 

WHATSSAPP : (21) 97413-7176

RIO DE JANEIRO : (21) 2391-9407

SÃO PAULO : (11) 93415-9077

© 2015 Proibida a cópia total ou parcial deste site