O que você precisa saber sobre o design de interiores.

Neste artigo vamos lhe apresentar algumas informações sobre o design de interiores que apresentamos aos nossos alunos e queremos passar para você que é leigo, para assim utilizar em sua decoração.


O que são estilos de decoração?

Os estilos de decoração estão vinculados a um período histórico, repertório fechado e conjunto de características (motivos ornamentais e critérios estéticos). Exemplo: Egípcio, renancentista, arte nova, entre outros.


Um exemplo é o estilo de decoração oriental, onde se ressalta o estilo japonês. O que usam muito neste estilo são as cores preta, branca e a vermelha, também usam a madeira escura, o bambu, as almofadas no chão, entre outros.


E o estilo barrock (barroco) traz o glamour sem ser esnobe.


O que são linguagens de decoração?

As linguagens de decoração são geralmente confundidas com os estilos de decoração. A linguagem de decoração não está presa a tempo e espaço definidos, mesmo que vinculada a um estilo. A linguagem não está vinculada a um período histórico como o estilo. Normalmente o estilo se utiliza de uma linguagem. Exemplo: Rustico, romântico, contemporâneo, entre outros.


A linguagem de decoração urbana é normalmente usada em escritórios, sob medida para ambientes duradouros.


Já a linguagem de decoração vintage é como uma safra de vinho, é cheia de riqueza de detalhes.


O que é uma decoração antiga? A decoração antiga não é estilo e nem linguagem, mas pode se usar a referência de uma linguagem antiga a qual pertence.


O que é decoração moderna? A decoração moderna é um estilo e também é uma linguagem. Muitos também chamam a decoração moderna como estilo internacional, por referência no exterior. A decoração moderna prioriza o funcional e a universalidade.


O que é decoração contemporânea? A decoração contemporânea é uma linguagem, navega em várias épocas e é um pouco eclético (mistura de estilos). O contemporâneo é o que é usado no dia a dia.


O que é decoração em caleidocolor? É a junção de várias cores "street-art", usa-se a criatividade, também em alguns casos usa-se o grafismo, mescla de cores e em muitas vezes sem regras.


O que é decoração "arts and crafts"? É uma decoração pinçada mais para a ecologia, é que podemos dizer se o ecologicamente correto. Este tipo de decoração trabalha muito com madeira na cor castanha e estampas grandes como as originárias do Havaí.


O que é decoração provençal? Este nome vem da cidade Provence na França que nos pós guerra restauravam móveis antigos para dar-lhes um melhor aspecto. Geralmente pintavam os móveis antigos de branco patinado. Esta linguagem de decoração está em alta, muito usada pelos designers de interiores em quartos de bebês.


O que é decoração hippie? Em inglês significa aquilo que está na moda. O vermelho é a cor obrigatória em ambientes neste tipo de decoração ao lado da cor branca e da cor cinza.


O que é decoração regional brasileira? É a decoração inspirada em móveis do período colonial devido a robustez e a beleza da madeira maciça.


O que é decoração regional étnica? Podemos pegar commo exemplo a etnia africana. É uma decoração que utiliza muito a madeira em cor tabaco em versão pura.


O que é decoração regional pura? É a decoração que faz o uso da madeira de reflorestamento, de rápido crescimento e de cultura sustentável. Podemos usar como exemplo o pinus e o rattan que é a madeira que nada se perde


O que é tendência em decoração? Tendência é tender para; inclinar-se para; ser atraído por.

- É uma escolha entre várias alternativas;

- É o ato ou optar por algo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Algumas dicas de decoração para você usar em sua casa:

1) A paisagem é para ser vista da janela ou varanda, então não coloque o sofá de costas para janela ou varanda.


2) Observe bem onde bate o sol da manhã ou da tarde. a melhor proteção horizontal contra o sol é o toldo, pergolado, brise ou beiral. E a melhor proteção vertical (leste - oeste) é a persiana, cortina, blackout, entre outros;


3) Pintar as paredes de cores claras ou de branco aumentam visualmente o ambiente, também iluminam o ambiente;


4) O melhor uso de cores mais fortes é nos acessórios, pois pode-se trocar facilmente. Cores muito fortes cansam;


5) Não use as cores: amarela, vermelha e laranja em quartos, pois estas cores dão sensação de fome;


6) A cor branca está em alta sempre, é uma cor delicada. Compondo ambientes românticos com arabescos. croches, tecidos, pátina, entre outros;


7) A cor amarela pode ser usada no mobiliário como detalhe;


8) Se seu ambiente é pequeno, use espelhos. Espelhos amplios os ambientes;


9) Use materiais reciclados e naturais em seu design ou decoração como pastilhas de côcos diversas, móveis em acabamentos em jornais, pisos de materiais reciclados, pisos em pedras, entre outros;


10) Se for usar grafismo em sua decoração, use em adesivos, papéis de parede, tapetes, almofadas, itens decorativos pequenos, entre outros.



Conheça abaixo um dos nossos projetos de decoração. Caso queira um orçamento para projeto ou consultoria para decoração de interiores no Rio de Janeiro ou em São Paulo, faça contato conosco através do Whatsapp: 21 97413 7176.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

NOSSO ESCRITÓRIO:

NOSSOS CONTATOS

 

WHATSSAPP : (21) 97413-7176

RIO DE JANEIRO : (21) 2391-9407

SÃO PAULO : (11) 93415-9077

© 2015 Proibida a cópia total ou parcial deste site